Encontros da Confraria

Encontros nas terceiras terças feiras do mês, na Do Arco da Velha Livraria e Café, das 19h às 20h30min..

segunda-feira, 23 de junho de 2014

A Revolução dos Bichos

  Na nossa 57ª Reunião da Confraria Reinações Caxias que ocorreu na fria e chuvosa data de 17 de junho, foi abordada a obra " A Revolução dos Bichos" do autor George Orwell, cuja coordenação foi da Confreira Helena Dossin.

 " Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros. "

  

    Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco. 

   O autor, George Orwell, cujo nome verdadeiro é Eric Arthur Blair, foi professor primário, jornalista e auxiliar de escritório. Nasceu na Índia, em 1903, serviu o exército de seu país, e escreveu "A Revolução dos Bichos", baseando-se nas experiências de sua vida, tornando-se um socialista, que critica os regimes imperialistas, seja ele o Capitalismo ou o Comunismo. Nesta obra, ele mostra, através de uma fábula, a falsa ilusão que estes sistemas causam na população, principalmente àqueles de menor capacidade econômica ou de menor bagagem intelectual, que quanto mais trabalham, mais pobres e famintos ficam.
   

    George Orwell foi um libertário. "A Revolução dos Bichos", em suas metáforas, revela uma aversão a toda espécie de autoritarismo, seja ele familiar, comunitário, estatal, capitalista ou comunista. A obra é de uma genial atualidade. Apesar de tudo o que alguns poucos homens já fizeram e lutaram, ainda estamos e vivemos sob os que insistem em dominar aquém da ética e além da lei. Sejamos diligentes, a luta continua. Um dia conseguiremos distinguir a diferença entre porcos e homens.
Nélson Jahr Garcia












   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário