Encontros da Confraria

Encontros nas terceiras terças feiras do mês, na Do Arco da Velha Livraria e Café, das 19h às 20h30min..

domingo, 3 de maio de 2015

64ª Confraria Reinações Caxias - Maze Runner – Correr ou Morrer

   Iniciando nossos encontros depois de umas férias, a obra discutida foi Maze Runner – Correr ou Morrer do autor James Dashner na nossa 64º Confraria em 17/03/2015.
   A Coordenação ficou a cargo do confrade Dangelo Muller


 

  Sobre autor e Obra:


  James Smith Dashner (Austell, 26 de novembro de 1972) é um escritor americano de ficção, autor de vários livros de fantasia para crianças e livros para adultos. O autor estudou na Universidade de Brigham Young em Utah, onde obteve o grau de mestrado em Contabilidade. Ele trabalhou em finanças por um tempo, mas decidiu dedicar-se à escrita e, em 2003, publicou o primeiro livro da série Jimmy Fincher, atraindo muitos leitores.

*Por Dangelo Muller
   A primeira imagem do livro se refere a Tom, descrevendo a sensação de pânico e desorientação enquanto lentamente percebe que está subindo em um elevador de cargas. Ao chegar à superfície, Tom se depara com um bando de garotos e descobre que foi enviado para “a Clareira”, lar do Clareanos, como os jovens liderados por Alby são chamados. Assim como Tom, os clareanos não tem lembranças de sua vida pré-clareira, não há nenhuma memória confiável e tudo que se sabe é que, uma vez por mês, o elevador do poço sobe e traz um novo menino para a clareira. Tom faz amizade com Chuck, o caçula do lugar e descobre que a clareira funciona com regras rígidas quanto aos seus membros, suas tarefas e normas de comportamento. Existem funções atribuídas aos grupos de clareanos, como, por exemplo, consertar coisas, praticar agricultura, pecuária, manter a limpeza do ambiente etc, mas, dentre todas, a que mais chama a atenção de Tom é a de “corredor”, ou seja, aqueles designados a percorrer e investigar o labirinto que cerca a clareira.
   Tom, Alby e Minho ficam presos no labirinto e precisam passar a noite lá. Minho, o corredor mais experiente fica em pânico e tenta escapar, deixando Tom e Alby (que foi ferido) para trás. Tom pensa numa solução criativa para salvar o garoto dos verdugos: ele deixa Alby pendurado na hera das paredes do labirinto há vários metros de altura. Quando os monstros chegam, Tom consegue fugir e reencontra Minho, juntos os dois tentam ludibriar as criaturas. Por incrível que pareça, eles sobrevivem à noite de terror e retornam à Clareira.


   Surge mais uma pessoa no poço de acesso: uma menina, a primeira nos 2 anos desde a chegada do primeiro clareano. Teresa chama e reconhece Tom, mas logo em seguida desmaia e fica numa espécie de coma. Gally se apresenta como um antagonista ao jovem Tom, achando que a Clareira está mudando e todos estão em perigo por culpa de Tom. Ocorrem confrontos e, por fim, Gally é expulso, ressentido-se de todos, mas especialmente de Thomas.
   Por meio da exploração do labirinto, descobre-se que há um padrão, o qual é reiniciado a cada 28 dias e, além disso, que há uma espécie de túnel secreto dos verdugos. Teresa finalmente desperta do coma e logo começa a formulação de um plano para fugir do labirinto. O labirinto muda sua configuração e não oferece mais a proteção noturna aos garotos, permitindo assim que os verdugos avancem e invadam a clareira. Os monstros levam um menino por dia, deixando os sobreviventes em estado de horror. Não resta outra alternativa se não a execução de um plano arriscado: eles devem enfrentar os verdugos e entrar em sua sala secreta, para enfim acessar os controles que gerenciam as criaturas.
   Alguns garotos morrem durante os combates, mas ao fim eles conseguem habilitar o código e desativar o labirinto. Eles finalmente encontram o laboratório secreto e descobrem parte do mistério: houve uma série de clarões solares que destruíram boa parte da vida vegetal da Terra e, em conjunto com isso, surgiu uma epidemia que matou milhões de pessoas. Os garotos foram colocados no labirinto em um tipo de experiência científica que visava identificar o porque eles eram imunes a tal doença. Enquanto a gravação eletrônica explicava isso, Gally aparece novamente e tenta matar Tom, mas acaba acertando Chuck. Thomas se vinga e apenas não mata Gally porque na hora chega uma tropa militar e pretensamente resgata os meninos do laboratório.* 






Nenhum comentário:

Postar um comentário